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dc.contributor.authorRegal, Paulo
dc.date.accessioned2021-08-01T19:23:48Z
dc.date.available2021-08-01T19:23:48Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/240
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho procura analisar e considerar a hipótese de que o desenho, e em especial o croqui, sempre escolhe, dentre as que compõem o universo de possibilidades representativas, aquela que vai assumir por si um significado particular: é um ato de interpretação que acompanha a comunicação gráfica, uma vez que o significado (o desenho) não é puro e simples desempacotamento operado no significante (o objeto ou idéia), mas um novo significante. O croqui de um objeto ou idéia é sempre um novo objeto e como tal vai exigir também ele interpretação. Assim, se todo desenho carrega em si novas possibilidades de significação, evadindo-se do referente primeiro e ganhando autonomia, resulta que a produção gráfica pode ser encarada como depositária de forças de re-significação. A partir do que vem sugerindo Bernard Darras, o trabalho procura entender o croqui como um resíduo de um ato semiótico pulsante, dinâmico e vivo. E, como tal, uma prática gráfica estimuladora do desenvolvimento da criatividade, e disponível aos sujeitos envolvidos com atividades projetuais.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectCroquipt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.titleRe-significação, Criatividade e a Prática Gráfica do Croquipt_BR
dc.typeArticlept_BR


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