dc.description.abstract | Este trabalho aborda a realidade da produção habitacional do interior do estado do Rio Grande do Sul, tomada como fundamentação e contexto para desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. A seguir, apresenta as diretrizes metodológicas utilizadas nos processos pedagógicos e de investigação, bem os resultados preliminares dessa abordagem nos cursos de arquitetura e urbanismo e de engenharia em Passo Fundo. Os primeiros projetos acadêmicos desenvolvidos procuram levar o aluno mais perto da realidade e do contexto local, por meio de: diagnósticos de favelas e vilas a serem reassentadas, conhecimento dos futuros usuários de programas públicos e privados, comparativos entre a infra-estrutura urbana existente e a necessária nas áreas previstas para implantação de núcleos habitacionais, dentre outras atividades preparatórias para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Na continuidade, devem ser incorporados aos conteúdos ministrados nos cursos o uso e desenvolvimento de tecnologias construtivas alternativas, bem como a viabilização de normas e legislações condizentes com esse enfoque . Conclui-se que esta é uma forma de fazer com que o aluno e os cursos saiam dos ateliês e interajam com a realidade e a dureza do tema, mas também se capacitem para a prática profissional no campo de trabalho existente, que tem seu potencial econômico agregado ao resultado social. | pt_BR |