dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos trouxeram para a sociedade a capacidade de produzir mais e melhor. A modernidade trouxe, entretanto a perda da humanidade no tratamento de muitas questões, dentre elas, a qualidade do habitat social. No Brasil, nos últimos 40 anos, a produção habitacional levada pelo poder público, tem sido tratada por seu viés financeiro e está orientada mais no sentido de obter dividendos políticos do que efetivamente atender um déficit que só cresce, ultrapassando hoje a marca de seis milhões de unidades. Enfrentar este problema social de maneira competente significa tratá-lo como questão técnica que é e requer levar em conta acima de tudo fatores humanos e para isto, o profissional de projeto precisa estar preparado. O presente artigo apresenta a prática de ensino levada no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, tratando especificamente a habitação social. Tal prática ocorre na quinta fase do curso de graduação, configurando-se numa experiência única onde o aluno é levado a intervir conjuntamente no nível da arquitetura e do urbanismo, tendo como foco questões humanas reais como a satisfação do usuário, suas necessidades presentes e futuras e a dinâmica familiar. | pt_BR |