dc.description.abstract | Este trabalho investiga as questões relativas à percepção do espaço construído através de duas etapas seqüenciais: fundamentação do tema através de teorização e aplicação de ferramentas metodológicas dentro do ateliê de Projeto por meio dos sentidos visuais, espaço-temporais e cinestésicos. Desta forma, o estudo interpola maneiras com que o participador catalisa suas vivências espaciais e demonstra, de forma prática, o resultado de uma metodologia projetual que leva em consideração não apenas o apelo visual na formulação de um projeto arquitetônico. Destaca-se, ainda, como tentativa metodológica de ensino de projeto, o processo de experimentar o fenômeno do habitar e o esforço de produção e multiplicação de um conhecimento socialmente construído. Os elementos embasadores do trabalho foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e através das experimentações realizadas com os alunos do segundo ano de arquitetura em duas faculdades de arquitetura distintas (UFRJ e UTP). Em síntese, este estudo objetivou deslocar a percepção da arquitetura de sua análise simplesmente visual para uma visão mais ampla onde a concepção desta inicia-se pelo movimento do homem no espaço. | pt_BR |