dc.contributor.author | Abreu, Ivanir | |
dc.contributor.author | Nogueira, Maria de Lourdes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T19:02:27Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T19:02:27Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/204 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende registrar uma experiência de ensino de projeto de arquitetura, em uma instituição universitária privada no primeiro semestre da graduação de 2003 em São Paulo.Tomando como base a forma em que eram ministradas as disciplinas de projeto arquitetônico anteriormente a essa experiência, procuramos divulgar e estabelecer uma discussão sobre a melhor forma de ministrar aulas teóricas e práticas na introdução do ensino de arquitetura dentro da sala de aula. Ao lado desses aspectos pontuamos a necessidade de visitas técnicas, entendimento do desenho arquitetônico representado por plantas,cortes e elevações e a busca de referências arquitetônicas em livros, revistas ou entrevistas.Para que todo este entendimento seja válido, cobramos na segunda etapa do curso um projeto arquitetônico, onde as referências e conceitos são evidenciados na formação da equipe, na forma de orientação e no estudo preliminar projetual em forma de croquis.Seriam esses fundamentos para um projeto individual consistente e um curso de graduação sério. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Ensinar Projeto no Primeiro Ano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |