dc.description.abstract | A abordagem de temas complexos, em especial aqueles que envolvem o processo urbano contemporâneo, apresenta desafios que aguardam um equacionamento para sua inserção no processo de aprendizagem e ensino em Arquitetura e Urbanismo. Como contribuição para a abordagem dessa complexidade no âmbito da graduação em Arquitetura e Urbanismo, o presente artigo descreve uma metodologia aplicada à apreensão e compreensão da complexidade dos processos socioespaciais atuantes nas cidades brasileiras. Voltada à construção de competências analíticas e propositivas dos estudantes, essa metodologia é baseada no conceito propedêutico de "questionamento reconstrutivo" e nas correspondências entre a elaboração projetual e as atividades experimentais em laboratórios. Sua fundamentação passa em primeiro lugar pela exposição do que constitui a complexidade urbana contemporânea, tema tratado na primeira seção. Em seguida, são discutidas a inadequação e a insuficiência freqüentemente apontadas nas práticas de ensino da atividade projetual e propositiva. A terceira seção trata da elaboração e teste de hipóteses projetuais, baseando-se na analogia possível entre a prática acadêmica do projeto e as práticas de laboratório, e da noção de questionamento reconstrutivo. Na quarta seção, como referência empírica, descreve-se a aplicação dessa metodologia ao estudo de possibilidades de transformação e de construção de alternativas projetuais para um setor territorial da cidade de São Paulo, considerando o processo urbano em sua escala metropolitana. As considerações finais apontam as limitações dessa metodologia. | pt_BR |