dc.description.abstract | Este trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor universitário neste campo. Como em outras áreas, a ensinabilidade da profissão tem sido um assunto bastante discutido em Arquitetura, afirmada ou negada em função do seu histórico em Belas Artes, da pluralidade de seus conteúdos e do caráter dual dos mesmos (envolvendo, ao mesmo tempo, aspectos racionais e intuitivos). Nesse contexto, no qual é praticamente unânime a instabilidade conceitual tanto profissional quanto educacional, o presente trabalho propõe-se a realizar um estudo interdisciplinar cuja ênfase da discussão recai no questionamento do próprio processo de ensino projetual sob a ótica de algumas teorias e conceitos correntes na área de educação, distinguindo-se por buscar como referências teóricas os princípios da prática educativa de PAULO FREIRE e a modelagem transdisciplinar do processo de aprendizagem humana apresentada por TROCMÉ-FABRE. Busca-se refletir, especificamente, o modo como estas questões têm sido tratadas dentro do atual processo de ensino do projeto arquitetônico e sua incorporação à formação e atuação de docentes e discentes. Sob essa ótica, a principal premissa refere-se às relações entre os componentes do processo de ensino como condição essencial à busca por uma didática adequada aos conhecimentos racionais e intuitivos requeridos pelo ato projetual. | pt_BR |