Show simple item record

dc.contributor.authorCarreiro, Patrícia
dc.date.accessioned2021-08-01T19:00:40Z
dc.date.available2021-08-01T19:00:40Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/201
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho abrange reflexões sobre a possibilidade de uma didática direcionada para o ensino de projeto de Arquitetura, e conseqüentemente, sobre a necessidade de uma preparação prévia para a profissão de professor universitário neste campo. Como em outras áreas, a ensinabilidade da profissão tem sido um assunto bastante discutido em Arquitetura, afirmada ou negada em função do seu histórico em Belas Artes, da pluralidade de seus conteúdos e do caráter dual dos mesmos (envolvendo, ao mesmo tempo, aspectos racionais e intuitivos). Nesse contexto, no qual é praticamente unânime a instabilidade conceitual tanto profissional quanto educacional, o presente trabalho propõe-se a realizar um estudo interdisciplinar cuja ênfase da discussão recai no questionamento do próprio processo de ensino projetual sob a ótica de algumas teorias e conceitos correntes na área de educação, distinguindo-se por buscar como referências teóricas os princípios da prática educativa de PAULO FREIRE e a modelagem transdisciplinar do processo de aprendizagem humana apresentada por TROCMÉ-FABRE. Busca-se refletir, especificamente, o modo como estas questões têm sido tratadas dentro do atual processo de ensino do projeto arquitetônico e sua incorporação à formação e atuação de docentes e discentes. Sob essa ótica, a principal premissa refere-se às relações entre os componentes do processo de ensino como condição essencial à busca por uma didática adequada aos conhecimentos racionais e intuitivos requeridos pelo ato projetual.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleDidática para o Intangìvel? Arquitetura, Tecnologia/arte, Racional/intuitivo, Se Ensina ou Se Apreende?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record