Show simple item record

dc.contributor.authorTurkienicz, Benamy
dc.contributor.authorMayer, Rosirene
dc.date.accessioned2021-08-01T19:00:08Z
dc.date.available2021-08-01T19:00:08Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/200
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos cognitivos. Estas estratégias preocupam-se com o desenvolvimento do processo cognitivo dos estudantes e com sua gradual compreensão de princípios geométricos aplicados a geração de desenhos e relações espaciais básicas como escala e proporção. O texto descreve uma experiência de atelier do 5º. Semestre de Faculdade de Arquitetura baseada na inversão do método convencional de ensino de projeto em que o programa de necessidades é discutido na parte final do semestre e os aspectos cognitivos necessários a solução dos problemas colocados pelo programa de necessidades são objeto de exercícios no início do semestre. Os resultados da experiência são analisados e seus desdobramentos comentados nas conclusões.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectAteliêpt_BR
dc.titleDidática e Explorações do Processo Cognitivo de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record