Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto
dc.contributor.author | Turkienicz, Benamy | |
dc.contributor.author | Mayer, Rosirene | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T19:00:08Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T19:00:08Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/200 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho argumenta a necessidade de transformações de metodologias de ensino atualmente empregadas no atelier de projeto baseadas praticamente na critica do projeto do estudante para estratégias baseadas em processos cognitivos. Estas estratégias preocupam-se com o desenvolvimento do processo cognitivo dos estudantes e com sua gradual compreensão de princípios geométricos aplicados a geração de desenhos e relações espaciais básicas como escala e proporção. O texto descreve uma experiência de atelier do 5º. Semestre de Faculdade de Arquitetura baseada na inversão do método convencional de ensino de projeto em que o programa de necessidades é discutido na parte final do semestre e os aspectos cognitivos necessários a solução dos problemas colocados pelo programa de necessidades são objeto de exercícios no início do semestre. Os resultados da experiência são analisados e seus desdobramentos comentados nas conclusões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ateliê | pt_BR |
dc.title | Didática e Explorações do Processo Cognitivo de Projeto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |