Show simple item record

dc.contributor.authorArimateia, Emmanuela
dc.contributor.authorCosta, Gilmar
dc.date.accessioned2021-08-01T18:57:09Z
dc.date.available2021-08-01T18:57:09Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/195
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda o ateliê como técnica de ensino, visando identificar as concepções do aluno e professor na vivência de tal técnica. As entrevistas, como método de abordagem, são caracterizadas como “conversas”, direcionadas aos professores e alunos de disciplinas da área de planejamento e projeto urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFRN). A concepção dos professores a respeito do ateliê vislumbra as questões a partir de quatro eixos: 1) inevitável para disciplinas de projeto; 2) interação como vantagem indiscutível; 3) um processo de produção e 4) dificuldades e experiências na sua aplicação. As questões levantadas pelos entrevistados são abordadas e correlacionadas com a bibliografia citada, remetendo o leitor ao diálogo entre vivência e discussão teórica. As concepções dos alunos são traçadas de acordo com o semestre letivo no qual se encontram. Nota-se que para os alunos do quarto período o ateliê se apresenta com mais ênfase, “a dúvida” exige deles uma maior participação. Já no semestre seguinte, o quinto período, o ateliê recebe novos contornos, a dispersão da turma é mais evidente. O contato com os alunos recém formados revela que as deficiências detectadas no quinto período se mantêm ao longo do curso. De maneira mais ampla, o estudo identifica a relação entre as discussões de metodologia de ensino de projeto e as dificuldades encontradas no ateliê, sendo sua prática inevitável para o aprendizado. Concluise propondo associar experiências e vivências ao diálogo aberto e irrestrito, numa busca continua para garantir o uso do ateliê como técnica de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectAteliêpt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectTécnica de Ensinopt_BR
dc.titleAteliê: Abrindo Caminho para o Diálogopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record