A Síntese como Meta: o Trabalho Síntese nas Disciplinas Projetivas como Experiência de Integração Horizontal no Curso de Arquitetura e Urbanismo
dc.contributor.author | Mourão, Flávio | |
dc.contributor.author | Santos, Ademir | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T18:56:34Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T18:56:34Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/194 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | A experiência vivenciada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté, implementada desde o ano de 2002, no limite das Diretrizes Curriculares elaboradas pelo MEC (1994), apresenta uma proposta de ensino, caracterizada pela integração dos conteúdos programáticos a partir das disciplinas propositivas, no caso, a seqüência de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo. O princípio que orienta a experiência é a integração horizontal, concebida aqui como a concatenação do conteúdo das disciplinas, expresso no Trabalho Síntese, um projeto comum às disciplinas propositivas e, auxiliado, pelas demais disciplinas da série, no segundo semestre. Busca-se assim, contrapor-se à fragmentação do aprendizado e à compartimentação do conhecimento das disciplinas ministradas pelo procedimento tradicional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Proposta de Ensino | pt_BR |
dc.title | A Síntese como Meta: o Trabalho Síntese nas Disciplinas Projetivas como Experiência de Integração Horizontal no Curso de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |