dc.description.abstract | Este trabalho promove a discussão sobre a qualidade da formação do arquiteto urbanista na medida em que explicita a ética desejada e revê as responsabilidades, conteúdos e procedimentos da disciplina de Paisagismo, colocando em questionamento a efetiva contribuição das disciplinas de Paisagismo nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Desde a década de 90, o acelerado crescimento do número de cursos de arquitetura e urbanismo e a tomada de consciência, por parte de professores, da problemática do ensino têm fomentado inúmeras pesquisas realizadas na área que abordam a prática pedagógica. Novos instrumentos para o ensino são concebidos ao mesmo tempo em que são revistos os conteúdos das disciplinas e os procedimentos adotados em ateliês. Apesar deste movimento em direção a uma busca por novos fundamentos para o ensino da arquitetura e urbanismo, as Instituições de Ensino Superior carecem de uma noção clara a respeito do profissional que se quer formar. O presente trabalho parte do pressuposto, segundo o qual se pretende formar um profissional que tenha formação ética e técnica suficiente para ser SUJEITO. Entende-se por sujeito o ser humano preparado para não ser passivo dentro das dinâmicas sociais e de seu mundo. O professor tem o compromisso de formar este “sujeito”, isto é, dotar o aluno da percepção de que ele está inserido num determinado contexto onde é capaz de interferir na realidade de uma maneira positiva, com uma visão crítica em relação ao mundo. | pt_BR |