dc.description.abstract | Este artigo é resultante de uma pesquisa sobre o ensino do projeto de Arquitetura sob o viés da Informática, do presencial ao não presencial, desenvolvida a partir da compreensão teórica sobre o processo projetual, análise da evolução das ferramentas informatizadas de auxílio à projetação, e as possibilidades que se apresentam para a Informática aplicada à Arquitetura no futuro. No âmbito pedagógico-didático, foi detalhado um panorama do estádio atual da Educação a Distância no Brasil, das suas origens históricas internacionais às aplicações de destaque relacionadas com a gráfica computacional, discutindo conceitos de projeto distribuído e ‘colaborativo’, mediado pelas tecnologias da informação e comunicação, e o aprendizado apoiado pela inovação tecnológica, baseado nos casos de ‘Virtual Design Studios’. A conclusão aqui apresentada é que o ensino presencial de projeto carrega consigo um anacronismo tecnológico e que a tecnologia comunicacional disponível já permite o ensino a distância de projeto arquitetônico. Nesse aspecto, o ambiente total proposto incluirá a sala de aula física e a Internet, definindo um locus ampliado para novos modelos de prática educacional, como já vem acontecendo em diversas áreas do conhecimento. Esta mudança carrega consigo possibilidades de, ao mesmo tempo, atualizar tecnologicamente os modelos historicamente consolidados e corrigir falhas que se apresentaram com maior ênfase nas últimas três décadas. | pt_BR |