dc.description.abstract | Este trabalho trata de um elemento importante do processo didático: a avaliação, que pode assumir três diferentes modalidades e transformar-se numa grande ajuda na promoção de um ensino inclusivo e criativo do Planejamento Arquitetônico no Brasil. A primeira modalidade abordada é a Avaliação Proativa, que acontece no início do processo didático, fornecendo alguma referência sobre as condições em que se encontra o grupo. Pode ser útil para promover ajustes entre alunos, programas e professores. A segunda modalidade, a Avaliação Retroativa, é baseada na classificação, seleção e certificação. Ocorre no fim de uma etapa ou de todo o processo de ensino. Sua prática está associada ao controle, revelando uma grande concentração de poder. A última modalidade de avaliação é a Interativa. Acontece durante o processo de ensino-aprendizagem, não somente como um recurso para a certificação, mas também como um instrumento para o necessário monitoramento e até para eventuais mudanças no processo em curso. A partir da análise dessas três modalidades, concluímos que, para estender o alcance e fortalecer o ensino a partir de uma visão ampla do sujeito, é necessário articular as três modalidades de avaliação, na direção de uma cultura didática propositiva e não punitiva ou padronizadora. | pt_BR |