Conceito e representação na cultura projetual contemporânea (2006-2008)
Abstract
Projetar em arquitetura, nos dias que correm, exige um domínio crescente de conhecimentos dispares, ao mesmo tempo em que o consenso sobre a qualidade do resultado desta atividade torna-se cada vez mais difícil de ser obtido. Neste contexto, a tentativa de seduzir pelo discurso imagético e textual tem sido uma estratégia recorrente. No que diz respeito à questão textual, nos famosos memoriais, tradicionalmente textos descritivos e/ou poéticos tendem, agora, a explicitar “o conceito”, ou “os conceitos”, que estariam na origem da trajetória projetual. Paralelamente, a forma de representação assume realmente a incumbência de ser espetacular, no sentido literal do termo. Se nos dias que correm arquitetura e cenografia muitas vezes se confundem, nos meios de representação do projeto esta confusão é ainda mais evidente. Esta atitude profissional repete-se na vida acadêmica e, sobretudo no seu coroamento, quando, por ocasião, do chamado Trabalho Final de Graduação em AU (TFG), o estudante escolhe um tema com o qual se identifique e assume perante a banca de júri, o papel do profissional que quer convencer o cliente. Além do material gráfico relativo à proposta em si, o TFG exige um texto explicativo relativo à problemática analisada e ao memorial justificativo/descritivo da mesma, escrito sob a forma de monografia, respeitando as normas que condicionam esse tipo de atividade acadêmica. Este material constitui, por esta razão, um instrumento privilegiado para observar as duas questões chaves desta pesquisa. Assim sendo, trabalhando com o material disponibilizado no PROJEDATA, plataforma de dados e informações desenvolvidas pela Base de Pesquisa PROJETAR, esse projeto de pesquisa tem como objetivos (i) identificar os principais conceitos reivindicados pelos concluintes nos textos justificativos de suas propostas de final de curso (ii) discutir sua coerência com as propostas desenvolvidas (iii) identificar os meios de representação utilizados (iv) verificar a relação entre conceito e meios de representação. O conhecimento produzido por esta pesquisa, espera-se auxiliar na questão da epistemologia do projeto, campo disciplinar ainda muito pouco desenvolvido.