Comportamento sócio-espacial de pessoas em movimento: um estudo exploratório no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, Natal-RN
Abstract
A interação homem-ambiente, foco dos estudos da Psicologia Ambiental, pressupõe que o espaço influencia o comportamento, e vice-versa. Apesar da importância dessa reciprocidade dinâmica, são poucos os trabalhos que tratam da condição de mobilidade do homem ao experimentar o espaço. O presente estudo exploratório investiga o comportamento sócio espacial de usuários do calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos poucos locais para prática de atividades físicas em Natal, no qual a maioria dos freqüentadores encontra-se em intenso e contínuo movimento. Foram algumas perguntas de partida: De que modo o indivíduo percebe o ambiente enquanto se movimenta? Como as relações recíprocas pessoa-ambiente ocorrem no local, à luz do contexto de mobilidade? Quais as principais dificuldades e facilidades na interação homem-ambiente sob essa condição? A busca por respostas teve como base conceitos do comportamento sócio-espacial humano - especialmente espaço pessoal, territorialidade, densidade e aglomeração – e contribuições da Psicologia Ecológica de Barker. Como o espaço físico em questão é multifacetado e que a percepção desses cenários é regida por múltiplos sentidos e estímulos, foi definido um percurso multimetodológico: (i) observação participante in loco; (ii) identificação dos principais behavior settings na área; (iii) categorização das atividades do local; (iv) aplicação de entrevista semi-estruturada; (v) registro de imagens e (vi) construção de um diário da pesquisadora. A percepção de si mesmo e dos outros em movimento pelo ambiente, imersos numa intrincada rede de interações, faz com que as pessoas desenvolvam diversas estratégias de mobilidade com o intuito de garantir a satisfação em suas atividades, muitas vezes de modo inconsciente. Sendo o CAERF um equipamento público-urbano largamente utilizado pela população natalense, estima-se contribuir para a reflexão sobre o efeito da mobilidade na percepção ambiental de seus usuários, fornecendo sugestões para futuros trabalhos nesse campo de conhecimento, tanto naquele local específico quanto no estudo de locais semelhantes.