A abordagem multimétodos em estudos pessoa-ambiente: características, definições e implicações.
Date
2008-01-01Author
Gunther, Hartmut
Elali, Gleice Azambuja
Pinheiro, José
Metadata
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A pesquisa das inter-relações entre os comportamentos e/ou estados subjetivos das pessoas e as características do ambiente no qual agem e com o qual interagem, se caracteriza por ser um conjunto pouco homogêneo de áreas de estudo. Desse modo, nos estudos realizados, nem sempre pessoa (P) e ambiente (A) constituem as variáveis antecedentes e/ou critério; o foco central dos trabalhos precisa ser a interface entre ambos (P_A). A complexidade de P, de A e, sobretudo, da interação entre os dois, reflete-se no fato de várias disciplinas (como Arquitetura, Geografia Humana, Psicologia Ambiental, Desenho Industrial, Paisagismo, Planejamento Urbano, sociologia, entre outras) investigarem aspectos específicos da relação pessoa-ambiente. A variedade de formação e de interesses dos pesquisadores envolvidos implica em uma multiplicidade metodológica entre áreas, além da já enfrentada dentro de cada disciplina, de modo que a complexidade da relação pessoa-ambiente salienta as limitações metodológicas de cada uma. No entanto, em vez de discutir as vantagens de cada estratégia, é necessário convergir metodologicamente, isto é, buscar maneiras de agregar disciplinas, teorias e métodos,a fim de integrar experiências diferencias, validando construtos mediante umas perspectiva multimétodos. Partindo desse quadro geral, neste trabalho abordamos: (a) algumas características dos estudos pessoa-ambiente; (b) as noções de inter- multi e transdisciplinaridade; (c) a abordagem multimétodos e sua necessidade na área; (d) exemplos de estudos que fizeram uso dessa abordagem; (e) considerações sobre as implicações da opção por esse tipo de trabalho.