Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Renato
dc.date.accessioned2021-08-10T00:13:52Z
dc.date.available2021-08-10T00:13:52Z
dc.date.issued2014-10-01
dc.identifier.issn2177-3734
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1505
dc.descriptionEste artigo trata do ensino da concepção estrutural como parte integrante do processo de aprendizagem de projeto na graduação de Arquitetura e Urbanismo. O conhecimento técnico dos sistemas estruturais e o desenvolvimento do “sentimento estrutural” (ou apreensão intuitiva da estrutura) são de grande importância na formação do arquiteto, aspectos muitas vezes adquiridos apenas com a prática profissional. A busca pela melhoria da didática do ateliê de arquitetura já é um tema recorrente no meio acadêmico, no entanto, ainda é escassa a literatura sobre a concepção estrutural como um elemento atuante no processo de projeto. Desta maneira, este trabalho visa contribuir com o debate referente a aprendizagem de projeto arquitetônico no Brasil e levantar algumas questões relacionadas ao ensino da concepção estrutural no atelier integrado. Por fim, evidenciar uma experiência didática com ênfase na integração arquitetura e estrutura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherCaderno ABEApt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectConcepção Estruturalpt_BR
dc.subjectGraduação em Arquiteturapt_BR
dc.titleA teoria e a prática do 'sentimento estrutural' no processo de ensino-aprendizagem do projeto arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record