dc.contributor.author | Elali, Gleice Azambuja | |
dc.contributor.author | Oliveira, Lorena Macêdo A. N. de | |
dc.contributor.author | Costa, Larissa Maria de Menezes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T00:06:37Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T00:06:37Z | |
dc.date.issued | 2018-05-01 | |
dc.identifier.issn | 1808-4281 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1496 | |
dc.description | As políticas brasileiras, no campo da educação, estimulam a relação escola-bairro como parte importante do processo educativo, para o que entendemos ser fundamental valorizar tanto as características do ambiente sócio físico, quanto a experiência das pessoas que ali convivem. Com base nesse quadro geral, investigamos a percepção dos estudantes sobre os locais onde moram e estudam, explorando os limites do bairro e como situam a escola nesse contexto. Metodologicamente foram utilizados diários pessoais com solicitação do desenho de mapas e entrevistas realizadas durante caminhadas pela área. Participaram 23 estudantes (15 mulheres e 7 homens), com idades entre 13 e 17 anos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do bairro Guarapes, Natal-RN. Os resultados mostram sua percepção sobre a setorização do espaço, a predominância de descrições gráficas relativas ao centro do bairro e dificuldades no reconhecimento de mudanças previstas para acontecerem naquela zona urbana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Estudos e Pesquisas em Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Percepção Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Relação Escola-Bairro | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental de estudantes sobre seu bairro | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |