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dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-10T00:04:23Z
dc.date.available2021-08-10T00:04:23Z
dc.date.issued2003-05-01
dc.identifier.issn1413-294X
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1492
dc.description.abstractEm um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras de ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherEstudos de Psicologiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelações Pessoa-Ambientept_BR
dc.subjectPsicologia Ambientalpt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.titleO ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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