Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-10T00:02:03Z
dc.date.available2021-08-10T00:02:03Z
dc.date.issued2016-04-01
dc.identifier.issn2448-296X
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1488
dc.descriptionArtigo publicado na revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente do Grupo PROJETAR, base de pesquisa do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades criativas -, este artigo reflete sobre a percepção de docentes de projeto arquitetônico sobre a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora os quais indicam o potencial do professor na estimulação da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem a engessar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos que e dificultam a atividade criativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherRevista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambientept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectPercepção Docentept_BR
dc.titleELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discentept_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record