dc.contributor.author | Elali, Gleice Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T00:02:03Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T00:02:03Z | |
dc.date.issued | 2016-04-01 | |
dc.identifier.issn | 2448-296X | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1488 | |
dc.description | Artigo publicado na revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente do Grupo PROJETAR, base de pesquisa do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entendendo a elaboração de um projeto de arquitetura em âmbito acadêmico como um processo de diálogo entre o estudante e suas próprias ideias - e um momento especialmente favorável ao desenvolvimento de suas habilidades criativas -, este artigo reflete sobre a percepção de docentes de projeto arquitetônico sobre a criatividade dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de entrevistas, teve como pontos de partida trabalhos anteriores da autora os quais indicam o potencial do professor na estimulação da criatividade dos estudantes. O estudo mostrou que os professores associam aos alunos criativos características positivas e negativas, mantendo sentimentos ambivalentes em relação a eles. Além disso, embora pedagogicamente seja relevante que o docente se abra ao novo, na prática educativa isso não é simples, pois a estrutura curricular e as exigências sobre a docência tendem a engessar as atividades em sala de aula, gerando mecanismos que e dificultam a atividade criativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Projeto Arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | Percepção Docente | pt_BR |
dc.title | ELIMINAR ou AMPLIAR barreiras? Uma reflexão sobre como os professores de projeto de arquitetura percebem a criatividade discente | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |