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dc.contributor.authorVieira, Natalia
dc.date.accessioned2021-08-10T00:00:01Z
dc.date.available2021-08-10T00:00:01Z
dc.date.issued2007-06-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1484
dc.descriptionTrabalho apresentado no Grupo de Trabalho: “Patrimônio e cultura: processos de politização, mercantilização e construção de identidades”. In: CD da 25° reunião brasileira de antropologia, 11 a 14 de junho. Goiânia. Goiás. Brasil, 2006. Revisado em junho de 2007.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute processos de revitalização de áreas históricas, identificando suas características e como se tem tratado a questão da autenticidade do patrimônio edificado. Para tal, observaremos o Pelourinho (Salvador), o Bairro do Recife (Recife) e a Praia Grande (São Luís), analisando posturas de intervenções adotadas. Para entender estes processos de revitalização é preciso observar o con-texto de crescente valorização do patrimônio cultural enquanto mercadoria, que, no Brasil, assume maior representatividade nas décadas de 80 e 90. Este contexto será observado a partir de três pontos-chave: a importância da imagem, o processo de ampliação do conceito de patrimônio e o desenvolvimento da indústria turística. O urbanismo contemporâneo caracteriza-se por um projeto de cidade voltado para a formação de uma imagem positiva que se utiliza do patrimônio histórico como um dos temas principais. Ironicamente, à medida que as cidades buscam um diferencial, tornam-se cada vez mais semelhantes entre si. Como, então, a autenticidade do patrimônio edificado tem sido afetada por estas revitalizações?pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherILHA - Revista de Antropologiapt_BR
dc.subjectRevitalizaçãopt_BR
dc.subjectAutenticidadept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleAutenticidade x exploração imagética do patrimônio culturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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