Projeto como construção coletiva: da participação à colaboração – os desafios do ensino
Abstract
Neste artigo discutimos processos de projeto em ambiente de integração entre a academia, o meio social e a prática profissional. Ele se baseia em experiências de ensino em ateliers coletivos de projeto de arquitetura e urbanismo na graduação e na pós-graduação, bem como reflexões resultantes de nossas pesquisas sobre avaliação da qualidade do projeto. O texto tem como ponto de partida dois aspectos atualmente considerados essenciais à elaboração do projeto de arquitetura: (i) a colaboração de diferentes profissionais no processo de concepção, desenvolvimento e execução do projeto; (ii) a possibilidade de participação dos usuários (leigos) no exercício projetual. Com fundamentação em um quadro geral relativo a estes dois temas, discutimos: maneiras como as escolas de AU podem fazer face a estas questões, notadamente no que se refere ao ensino integrado de projeto; pontos positivos e negativos para a possível inserção/consolidação de uma cultura projetual participativa e colaborativa no ambiente acadêmico brasileiro; práticas pedagógicas que podem estimular essa ambiência colaborativa, em substituição ao modelo tradicional de atelier.