O uso de sistema pré-fabricado e o processo de projeto: uma experiência didática
Abstract
O foco do estudo foi um experimento didático no campo do projeto arquitetônico de espaços produzidos a partir de sistemas construtivos pré-fabricados desmontáveis e o processo de sua concepção. Por meio da observação dos espaços gerados, buscouse investigar o modo como os estudantes do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo lidam com projetos concebidos a partir da adoção de um sistema construtivo pré-fabricado desmontável, de modo a contribuir para a compreensão dos elementos essenciais ao ensino desse tipo de projeto. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com base em multimétodos que abrangeu: análise documental, visitas técnicas e exercício acadêmico, todos documentados por imagens. Embora o estudo não seja conclusivo, notou-se quem apesar de terem obtido um desempenho adequado, os estudantes apresentaram alguma dificuldade para acessar os recursos a eles disponibilizados. Além disso, o exercício evidenciou que o uso de um sistema pré-fabricado desmontável/portável alterou a valorização/hierarquização dos condicionantes projetuais durante o processo projetual, uma vez que, diferentemente do que acontece em disciplinas tradicionais, os ‘estudantes-projetistas’ demonstraram maior preocupação com as questões construtivas, sobretudo os elementos estruturais (apoios e cobertura), em detrimento de funcionalidade, estética e características físicas do local.