MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS E ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE: uma experiência do uso da narrativa para fomentar o projeto arquitetônico.
Abstract
Entendendo que a criatividade permeia todas as ações humanas e precisa ser continua e variadamente estimulada, este artigo apresenta uma atividade acadêmica relacionada ao ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do rio Grande do Norte (Natal-RN, Brasil). Nesse exercício, os estudantes são estimulados a trabalhar múltiplas inteligências para a definição do partido arquitetônico. Para tanto, ao iniciar a atividade projetual eles precisam aliar dois tipos de inteligência: a espacial/propositiva e a lingüística/descritiva. Eles são solicitados a escrever um texto que apresente detalhadamente o projeto pretendido, a ser graficamente desenvolvido com base nesse discurso. Mesmo que parte do alunado não pretenda continuar a adotar tal procedimento, para muitos estudantes a proposta mostra-se enriquecedora, facilitando o enfrentamento do papel em branco e a definição de conceito e partido. O maior mérito da experiência é dar oportunidade para os participantes vivenciarem outros modos de expressar suas idéias sobre o objeto a edificar, desenvolvendo outras linguagens úteis à projetação. ABSTRACT: Considering that creativity permeates all human actions and needs to be stimulated in several ways, this paper presents an academic activity in design developed for the course of architecture and urbanism of Federal University of Rio Grande do Norte (Natal-RN, Brazil). In this exercise the students are encouraged to work with multiple intelligences to obtain the definition of the architectural concept, and combining two intelligences: the spatial/purposeful and the linguistic/descriptive. To do so, in the beginning of the activity the students are asked to write a text detailing the project, which, afterwards, will be graphically developed based on this speech. Even if the student does not wish to continually adopt such measures, for many of them the proposal appears to be enriching, making it easier to face the blank paper and the concept and definition of party. The greatest merit of this experience is to give the participants an opportunity to experience other ways of expressing their ideas about the object, building and developing other languages for design.