Modelo tridimensional como ferramenta de auxílio ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo
Abstract
Nos anos 1990 a tecnologia da informática se disseminou entre os escritórios e cursos de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil inicialmente junto às formas tradicionais de representação gráfica. No campo das novas tecnologias o uso da ferramenta CAD se difundiu ao ponto de as Diretrizes Curriculares da arquitetura e urbanismo definidas na Portaria MEC nº 1770/1994 incluírem o estudo da Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo como matéria profissional obrigatória. Inicialmente, as novas tecnologias foram objeto de resistência por parte de arquitetos e estudantes. Porém, hoje se inserem como recursos necessários e indispensáveis à elaboração de projetos, tanto na academia quanto nos escritórios e setores públicos. O desenvolvimento de programas mais amigáveis contendo recursos direcionados para a arquitetura e o urbanismo, a produção de máquinas e equipamentos de fabricação digital e a redução dos custos de implantação dessas tecnologias concorreram fortemente para a popularização do uso dessas novas ferramentas. No campo acadêmico coloca-se a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre o uso de tais tecnologias no ensino da arquitetura e do urbanismo. Nesse sentido, o presente artigo busca refletir como as ferramentas de modelagem geométrica, prototipagem digital e fabricação digital associadas às formas tradicionais de produção de modelos tridimensionais podem ser apropriadas como ferramentas de auxílio ao ensino de projeto nas escolas de arquitetura e urbanismo. Toma-se como referência principal a pesquisa de tese em elaboração junto ao Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGAU/UFRN (COSTA, F. 2012). ABSTRACT In the 1990s information technology become popular in architectural offices and in architecture and urbanism schools throughout Brazil initially in traditional forms of graphical representation. The use of CAD tool spread to the point that the MEC 1994 Curriculum Guidelines included the study of Information Technology Applied to Architecture and Urbanism as mandatory content. Initially, new technologies have been subject to resistance from architects and students. Today, however, fall as resources necessary and indispensable to the development of projects, both in academia and in offices and public sectors. The excitement about the new technology initially made architects and students withdraw from studios and model workshops today is faced with a new scenario. The development of more user-friendly software with features targeted for architecture and urbanism, the production of machinery and equipment supporting digital manufacturing and reduction of the cost of deploying these technologies result on their popularization. In the academic field there is the need for further studies on the use of such technologies in the teaching of architecture and urbanism. Accordingly, this article aims to reflect how the tools of geometric modeling, digital prototyping and digital manufacturing associated with traditional forms of production of three-dimensional models may be appropriate as tools to aid the design teaching in schools of architecture and urbanism. Take as the main reference for the research thesis in preparation by the Graduate Program in Architecture and Urbanism, Federal University of Rio Grande do Norte - PPGAU / UFRN (COSTA, F. 2012).