Intervenções no patrimônio edificado: reflexões sobre a experiência de ensino do CAU/UFRN
Abstract
O trabalho aqui apresentado aborda a questão do ensino do projeto urbano em ambientes históricos no Brasil, a partir da realidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). Adotamos o eixo/atitude “Intervenção” pela sua pertinência com a questão do patrimônio. Aqui, interessa a dimensão setorial (LAMAS, 2004) e o projeto no espaço público. A partir desse recorte observamos que, se por um lado – no contexto do planejamento estratégico –, o projeto urbano se impõe com relativa autonomia, no processo de requalificação de sítios históricos, inúmeras são as críticas aos resultados alcançados. Jeudy (2005) observa a espetacularização e a banalização dos centros antigos, revelando, como diz Choay (2001), “efeitos perversos”, tais como a 'gentrificação' (Bidou-Zachariasen, 2006). Tal quadro requisita do estudante-projetista uma postura crítica e transformadora. Portanto, destacamos neste artigo a esfera das reflexões teórico-metodológicas sobre o projeto em contextos históricos, bem como dos procedimentos empíricos de seu ensino/aprendizado. A vinculação dos conteúdos de patrimônio e projeto nos CAUs do país aparece na Resolução nº 06/2006, muito embora o perfil generalista do profissional estabelecido pelo MEC (1994) e a autonomia das escolas para situar tais conteúdos em seus currículos revelem disparidades significativas. A partir da disciplina de Planejamento e Projeto Urbano e Regional V (PPUR V), do CAU/UFRN, observamos que o processo projetual em ambiente histórico demanda familiaridade com o tema e intenção de preservar valores simbólicos do sítio. Em PPUR V, valorizam-se os estudos precedentes – com destaque para o diagnóstico da área de estudo e a aproximação dos alunos com o debate crítico sobre o tema –, bem como o programa e o partido – aos quais se espera capacidade crítica e propositiva. Ainda assim, existe uma evidente demanda pelo aprofundamento e maturação dos procedimentos conceptivos de projeto. ABSTRACT: The paper here presented approaches the question of the teaching of urban project in historical environments in Brazil, from the reality of the Faculty of Architecture and Town Planning of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU-UFRN). We adopt the “Intervention” axis / attitude for its relevance to the matter of heritage. Here, what interests us is the sectorial dimension (LAMAS, 2004) and the project in the public space. From this detailing we observe that, whereas on the one side - in the context of the strategic projection-, urban projecting imposes itself with relative autonomy, in the process of requalification of historical sites, on the other hand, countless are the criticisms to the results obtained. Jeudy (2005) remarks the bespetacling and the banalizing of ancient centers, revealing, as states Choay (2001), “perverse effects”, such as their ‘gentrification’ (BIDOU-ZACHARIASEN, 2006). Such a picture requires from the student-designer a critical and transformational posture. Thus, we highlight in this article the sphere of the theoretic-methodological reflections on the project in historical contexts, as well as that of the empirical procedures of its teaching / learning. The linking of the contents of inheritance and project to the CAUs of the country appears in the Resolution no. 06/2006, although the generalist profile of the professional established by the MEC (1994) and the autonomy of the schools to situate such contents in their curricula reveal significant disparities. From the discipline of Projection and Urban and Regional Project V (PPURV), of the CAU/UFRN, we observe that the projective process in historical environments demands familiarity with the subject and an intention to preserve symbolic values of the site. In PPUR V, the previous studies rise in value – with distinction to the diagnosis of the area of study and the approximation of the pupils to the critical discussion on the subject–, as well as the program and the party – of which critical and propositive capacity is expected. Even so, there is an obvious demand for the deepening and maturing of the project’s conceptive procedures.