dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma experiência de ensino de desenho urbano no curso de arquitetura da UFPE. Discute os principais problemas enfrentados pelos alunos ao passar do projeto do objeto arquitetônico para o projeto do espaço urbano. O artigo discute como as principais perspectivas de desenho urbano vem influenciando o processo de desenho urbano assim como a utilização de princípios e valores emanados.Visando superar a influencia das perspectivas normativas de desenho urbano, estabeleceu-se como orientação à utilização de princípios taoístas de compreensão do mundo. Os princípios e forças básicas que regem a unidade foram transportados como orientação para análise e de proposta conceitual de um espaço urbano com valores e conteúdos dinâmicos, mutáveis, diversos. A idéia foi tentar entender e responder a questões complexas que nem sempre são percebidas de imediato por quem projeta.Estes princípios foram lidos como forças atuando no espaço e que nos permitem sentir como este lugar universo funciona, pulsa, seus ritmos, temporalidades e transformações. Nesta perspectiva o espaço é considerado não somente como constituído pelos objetos construídos, mas também, pelas pessoas que nele transitam e nas ações que são nele desenvolvidas. São apresentados e discutidos os resultados de uma experiência em busca da superação de um raciocínio linear e de uma compreensão estática e bidimensional de desenho urbano. | pt_BR |