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dc.contributor.authorCosta, Angelina Dias Leão
dc.contributor.authorSarmento, Bruna Ramalho
dc.date.accessioned2021-08-08T17:31:54Z
dc.date.available2021-08-08T17:31:54Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1316
dc.descriptionEste artigo traz o relato de uma experiência acadêmica para o ensino de acessibilidade através da proposição de uma “Vivência de Acessibilidade”, que é oferecida semestralmente a estudantes do 2º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, pelo Laboratório de Acessibilidade - LACESSE. Ocorre no âmbito das disciplinas de projeto de Edificações I e Desenho Urbano I, e atua por meio da sensibilização dos futuros profissionais; constituindo-se por 03 etapas: a pré-vivência, a vivência em si e a pós-vivência. A primeira apresenta o objetivo da experiência e instrui os alunos, apresentando o espaço físico que será palco da atividade, a segunda é a parte prática, e a última sintetiza, após reflexão e análise comparativa com a legislação, a percepção pessoal e as sensações experienciadas pelos participantes. Como resultados têm-se: alunos conscientizados tanto no que diz respeito à necessidade de considerar diferentes usuários em seu projeto, quanto à importância da legislação, como parâmetro mínimo; além disso, os ambientes são diagnosticados.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the report of an academic experience for the teaching of accessibility through the proposal of an "Accessibility Experience", which is offered semesterly to students of the 2nd year of the Architecture and Urbanism course of the UFPB, by the Accessibility Lab -LACESSE. It occurs within the scope of the disciplines of Project I and Urban Design I, and acts through the awareness of future professionals; consisting of three stages: the pre-experience, the experience itself and the experience. The first presents the objective of the experiment and instructs the students, presenting the physical space that will be the stage of the activity, the second is the practical part, and the latter synthesizes, after reflection and comparative analysis with the legislation, personal perception and sensations experienced by the participants. As a result, students are made aware of both the need to consider different users in their project and the importance of legislation as a minimum parameter; in addition, environments are diagnosed.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectvivência de acessibilidadept_BR
dc.subjectsensibilizaçãopt_BR
dc.titleVivência de acessibilidade no ambiente construído: Relato de uma experiência acadêmicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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