dc.contributor.author | Machado, Andrea Soler | |
dc.contributor.author | Both, Evelise | |
dc.contributor.author | Teixeira, Natalia Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T17:30:14Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T17:30:14Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1313 | |
dc.description | O ensino de projeto arquitetônico constitui uma atividade teórico-prática, que visa a construção de um conhecimento através da experiência do projeto, calcada na pesquisa de referências ou repertórios significantes. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma síntese da primeira etapa de definição da implantação trabalhada na disciplina de Projeto Arquitetônico III da FAU-UFRGS, cujo tema é o habitar contemporâneo como herança do habitar moderno: o habitar coletivo em parte da área prevista pelo Projeto do Bairro Residencial da Praia de Belas, de 1953, na orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil. O trabalho se desenvolve em três escalas: urbana e paisagística, habitacional do edifício e íntima dos interiores dos apartamentos. A imersão na escala da implantação permite a compreensão do paisagismo como complemento indispensável do habitar em superquadras, e da utilização de repertórios significativos durante o lançamento do partido, como a obra de Burle Marx e a estratégia de integração entre arquitetura e paisagismo aplicada no projeto do parque La Villette, de 1983, de Bernard Tschumi. O artigo apresenta os três fundamentos, as três escalas e as estratégias utilizadas na escala paisagística do ateliê de projetos com os respectivos repertórios utilizados, iniciando uma pesquisa que visa unir dois campos complementares: arquitetura e paisagismo. O uso de repertório no ensino de projeto aponta o caminho da invenção a partir da reinterpretação dos precedentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of architectural design is a theoretical-practical activity, which aims to build a knowledge through the experience of the project, based on the research of references or significant repertoires. This article aims to present a synthesis of the first stage of definition of the implantation worked in the discipline of Architectural Project III of the FAU-UFRGS, whose theme is the contemporary dwelling as inheritance of the modern inhabit: the collective dwelling in part of the area predicted by the Project of the Residential District of Praia de Belas, dated 1953, on the Guaíba River, in Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul, Brazil. The work develops in three scales: urban and landscape, building and the apartment´s interiors. The immersion on the deployment scale allows the understanding of landscaping as an indispensable complement to inhabit in superquadras and the use of significant repertoires during the launch of the party, such as the work of Burle Marx and the strategy of integration between architecture and landscaping applied in the project of the park La Villette , of 1983, by Bernard Tschumi. The article presents the three foundations, the three scales and the strategies used in the landscape scale of the atelier of projects with the respective repertoires used, initiating a research that aims to unite two complementary fields: architecture and landscaping. The use of repertoire in project teaching points the way of invention from the reinterpretation of precedentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | projeto | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | superquadra | pt_BR |
dc.subject | paisagismo | pt_BR |
dc.title | Superquadras e paisagismo na orla de Porto Alegre: projeto, ensino e repertório | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |