dc.description.abstract | O Processo projetual ainda contém variáveis sub-utilizadas. Isto pode levar a situações de processo de construção e pós-ocupação problemáticas. O método geral mais usado no ensino da disciplina Projeto Arquitetônico, traça um caminho de criação de conhecimento nas seguintes fases: análise, objetivos, idéia reitora, partido e desenvolvimento do partido (anteprojeto, projeto executivo). Recente pesquisa sobre projeto desenvolve o esquema estratégico de ensino do professor uruguaio Nelson Bayardo, que articula seis variáveis ou coordenadas interdependentes: usuário, sítio, técnica, economia, funcionalidade e plástica.. Estas variáveis objetivam listar as condicionantes prévias de todo projeto arquitetônico. A contribuição no processo ocorreria na fase de previsão dos quatro comportamentos cruciais na produção da obra de arquitetura: caracterizar, conceber, desenhar e administrar que, por sua vez se desdobram em múltiplos comportamentos específicos. Este trabalho desenvolve a captação de idéias contidas na pesquisa acima citada e cotejadas com o ensino atual na escola de arquitetura da UFSC, visando uma melhoria incremental ao processo de ensino - aprendizagem de projeto. Processo que, na fase de concepção da obra arquitetônica gera múltiplos resultados: a edificação como transformadora do espaço físico pré-existente, as novas relações dos usuários com o ambiente construído e a experiência projetual. Este último resultado realimenta novos processos de conhecimento numa espiral crescente acumulativa de experiência em três etapas sucessivas: teoria, prática e crítica. Como sistematizar de modo mais cientifico para reverter no ensino o resultado desse processo de conhecimento acumulado pelos responsáveis de criar respostas espaciais às necessidades espaciais da sociedade, é o grande desafio. | pt_BR |