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dc.contributor.authorPousadela, Miguel
dc.date.accessioned2021-08-01T15:43:23Z
dc.date.available2021-08-01T15:43:23Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/130
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractO Processo projetual ainda contém variáveis sub-utilizadas. Isto pode levar a situações de processo de construção e pós-ocupação problemáticas. O método geral mais usado no ensino da disciplina Projeto Arquitetônico, traça um caminho de criação de conhecimento nas seguintes fases: análise, objetivos, idéia reitora, partido e desenvolvimento do partido (anteprojeto, projeto executivo). Recente pesquisa sobre projeto desenvolve o esquema estratégico de ensino do professor uruguaio Nelson Bayardo, que articula seis variáveis ou coordenadas interdependentes: usuário, sítio, técnica, economia, funcionalidade e plástica.. Estas variáveis objetivam listar as condicionantes prévias de todo projeto arquitetônico. A contribuição no processo ocorreria na fase de previsão dos quatro comportamentos cruciais na produção da obra de arquitetura: caracterizar, conceber, desenhar e administrar que, por sua vez se desdobram em múltiplos comportamentos específicos. Este trabalho desenvolve a captação de idéias contidas na pesquisa acima citada e cotejadas com o ensino atual na escola de arquitetura da UFSC, visando uma melhoria incremental ao processo de ensino - aprendizagem de projeto. Processo que, na fase de concepção da obra arquitetônica gera múltiplos resultados: a edificação como transformadora do espaço físico pré-existente, as novas relações dos usuários com o ambiente construído e a experiência projetual. Este último resultado realimenta novos processos de conhecimento numa espiral crescente acumulativa de experiência em três etapas sucessivas: teoria, prática e crítica. Como sistematizar de modo mais cientifico para reverter no ensino o resultado desse processo de conhecimento acumulado pelos responsáveis de criar respostas espaciais às necessidades espaciais da sociedade, é o grande desafio.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectProcesso de Projetopt_BR
dc.subjectVariáveis de Comportamentos Arquitetônicospt_BR
dc.subjectEnsino de Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.titleO Esquema Hexadimensional Comportamentalista de Projeto: Contribuições Inovadoras ao Ensino de Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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