dc.description.abstract | O presente texto objetiva propor uma abordagem teórica a respeito das práticas de ensino de projeto de arquitetura. Nos ateliês de projeto, como ficaram conhecidos no decorrer da história os ambientes acadêmicos dos cursos de Arquitetura, as aulas possuem características especiais que as diferenciam de uma sala de aula convencional. Entretanto, em que pese dois séculos de ensino regular de projeto desde a Beaux-Arts, há uma carência bastante acentuada em abordagens de teorias de ensino e aprendizagem referentes às práticas das disciplinas de projetos de arquitetura nas Universidades. As práticas de ensino de projeto foram se caracterizando, ao longo do tempo, como de caráter catedráticas, personalistas e subjetivas. Na aurora do novo milênio, a evolução do conhecimento humano assume proporções jamais imaginadas. Na sociedade do conhecimento a velocidade das informações disponíveis acarreta perplexidades em vários setores. A Universidade, no intuito de se manter como geradora de saberes legitimada pela sociedade, busca adaptar-se às novas contingências através de novas abordagens epistemológicas. A formação de profissionais de projeto, com mais habilidades e competências, está a exigir novas abordagens nos processos de ensino-aprendizagem. A proposta deste texto é referendar uma abordagem teórico-pedagógica apoiada nos fundamentos do construtivismo, com ênfase em Piaget, a fim de ancorá-la como marco teórico de todo o contexto do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas que envolvem projetos de arquitetura. | pt_BR |