Show simple item record

dc.contributor.authorVeloso, Maísa
dc.contributor.authorBatista, Mara Raquel
dc.contributor.authorLinhares, Igor
dc.date.accessioned2021-08-08T17:22:18Z
dc.date.available2021-08-08T17:22:18Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1298
dc.descriptionEm oito edições anteriores dos Seminários PROJETAR, evento internacional sobre o ensino, pesquisa e prática na área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, foi produzido um amplo acervo de títulos com resultados de pesquisas e experimentos teóricos e práticos nesse campo. Essa variedade de trabalhos contém importantes dados estatísticos e qualitativos para caracterização do estado da arte e desenvolvimento de pesquisas na área de Projeto no Brasil e em parte da América Latina. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa apoiada pelo CNPq que procedeu à análise dos metadados de 1.064 artigos publicados nos Anais dos Seminários PROJETAR entre os anos de 2003 e 2015, com um olhar mais detalhado sobre uma amostra estatisticamente representativa desse universo de estudo. Buscou-se principalmente identificar quais os temas e objetos trabalhados bem como os referenciais teóricos e metodológicos utilizados. Observou-se a prevalência da temática do Ensino do Projeto, um dos focos principais do Seminário, evidenciando a crescente utilização do ateliê como laboratório de experimentações projetuais e de estratégias pedagógicas diversas. Evidenciou-se, também, o incremento de pesquisas sobre métodos e processos de projeto, notadamente relacionados com a inserção de novas tecnologias informacionais e suas repercussões no modo de projetar. Deve-se por fim destacar a presença considerável de trabalhos que procuram relacionar a sustentabilidade socioambiental e a participação dos usuários nos processos de projeto.pt_BR
dc.description.abstractIn eight previous editions of the PROJETAR Seminars, an international event on teaching, research and practice in the area of Architecture and Urbanism Design, a large collection of titles was produced with research results and theoretical and practical experiments in this field. This variety of works contains important statistical and qualitative data for characterization of the state of the art and development of researches in the Design area in Brazil and in part of Latin America. This article presents the results of a research supported by CNPq that analyzed the metadata of 1,064 articles published in the PROJETAR Seminars proceedings between 2003 and 2015, with a more detailed look at a statistically representative sample of this universe of study. It was mainly sought to identify the themes and objects worked as well as the theoretical and methodological references used. It was observed the prevalence of the theme of Design Teaching, one of the focus of the Seminar, evidencing the increasing use of the studio as a laboratory of design experiments and various pedagogical strategies. It was also evidenced the increase of research on methods and design processes, especially related to the insertion of new informational technologies and its repercussions on the way of designing. It should be highlighted the considerable presence of works that seek to relate the socio-environmental sustainability and the participation of users in the design processes.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectprojetopt_BR
dc.subjectarquiteturapt_BR
dc.subjecturbanismopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectpesquisapt_BR
dc.titleO que os Seminários PROJETAR nos ensinam?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record