dc.description.abstract | Considerando a existência de uma falta de orientação conceitual e metodológica no ensino de Arquitetura, propõe-se a apresentação de uma forma de sistematização do ato de projetar. Esta se dará através da experiência do projeto da Escola Antroposófica Anabá, em Florianópolis, Santa Catarina, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina em 2001. Para alcançar a sistematização, serão identificadas as etapas de concepção do projeto, sendo que estas se referem à escolha de perguntas baseadas nas quais acontecerá o projeto, através da compreensão do tema de projeto e da compreensão do sítio; a inventariação dos principais problemas a resolver, colocados em contato com a massa de conhecimento de quem projeta resultará na escolha das soluções, que podem ser de ordem objetiva ou subjetiva consistindo no ato criativo; o uso de metáforas formais como meio de traduzir conceitos abstratos em forma, definirá a linguagem. Será enfatizado o caráter híbrido da Arquitetura, uma vez que esta se encontra no limiar entre a Arte e a Ciência, o que resulta no fato do projeto arquitetônico requerer dois tipos de atitudes antagônicas, como a indução e a intuição no primeiro caso, e a razão e a dedução no segundo. Portanto, ressaltamos que estas atitudes não devem ser supervalorizadas nem negadas, mas entendidas como complementares. | pt_BR |