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dc.contributor.authorSchroeder, Timóteo
dc.contributor.authorPeters de souza, Gustavo
dc.contributor.authorSousa Dohi, Carinnna Soares
dc.date.accessioned2021-08-08T17:08:57Z
dc.date.available2021-08-08T17:08:57Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1273
dc.descriptionEste artigo investiga a cidade de Balneário Camboriú, desvendando possíveis políticas de elitização do espaço urbano, por meio do plano diretor e evidências espaciais da cidade produto. A pesquisa foi dividida em três etapas: inicialmente, o artigo apresenta uma breve discussão sobre o plano diretor da cidade; uma pesquisa de rankings e o reconhecimento da cidade com altos indicadores de qualidade de vida e por fim, uma comparação visual entre as principais vias das cidades, buscando entender as diferentes paisagens e infraestruturas de cada uma das áreas. Os dados foram tabulados e comparados entre si. Como resultado da pesquisa, este artigo demonstra que Balneário Camboriú vem construindo uma política de exclusão da área central que tem respaldo no plano diretor, e utiliza de conceitos urbanísticos pós-modernos para seu próprio marketing. A cidade vendida, que seria para todos, hoje é apenas de um grupo privilegiado da área central, muitos apenas moradores temporários, enquanto as demais áreas das cidades não possuem infraestrutura equivalente.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates the city of Balneário Camboriú, unveiling possible policies for the elitization of urban space, through the master plan and spatial evidence of the product city. The research was divided in three stages: initially, the article presents a brief discussion about the city master plan; a survey of rankings and the recognition of the city with high quality of life indicators and, finally, a visual comparison between the main roads of the cities, trying to understand the different landscapes and infrastructures of each one of the areas. Data were tabulated and compared to each other. As a result of the research, this article demonstrates that Balneário Camboriú has been constructing a policy of exclusion of the central area that has support in the master plan, and uses postmodern urbanistic concepts for its own marketing. The city sold, which would be for everyone, today is only a privileged group in the central area, many of them are temporary residents only, while the other city areas do not have equivalent infrastructure.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectplano diretorpt_BR
dc.titleA ilusão do direito à cidade: Breve discussão na cidade de Balneário Camboriú - SCpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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