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dc.contributor.authorPenteado, Andressa Domingues
dc.contributor.authorPereira, Gislene
dc.contributor.authorMaziviero, Maria Carolina
dc.date.accessioned2021-08-08T16:43:56Z
dc.date.available2021-08-08T16:43:56Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1267
dc.descriptionElemento constante no processo de desenvolvimento das cidades brasileiras, o vazio urbano integra um quadro de desigualdade característico: por um lado, áreas bem servidas sem uso; por outro, áreas carentes de infraestrutura básica ocupadas por população de baixa renda. A essa realidade, associa-se a tendência de dispersão urbana, que se opõe ao desenvolvimento sustentável. Visando o cumprimento da função social da propriedade previsto na Constituição, este trabalho tem como objetivo fundamentar e propor perspectivas de ocupação para os vazios urbanos dos Setores Estruturais de Curitiba, Paraná. Estes possuem o maior potencial construtivo da cidade e são tidos no Plano Diretor como principais eixos de crescimento e adensamento. Tal potencial, entretanto, está longe de ser atingido, sobretudo no Setor Estrutural Norte, onde grandes áreas ociosas são evidentes. A partir do aprofundamento dessa análise, são ensaiadas propostas que visam a aplicação do paradigma de cidade compacta e do conceito de Transit-Oriented Development (TOD).pt_BR
dc.description.abstractConstant element in the process of Brazilian cities development, vacant land integrates a specific scenario of inequality: in one hand, well-served areas without use; on the other hand, areas lacking basic infrastructure occupied by the low-income population. This reality relates to the tendency of urban sprawl, which opposes sustainable development. Aiming the compliance with the social function of the property foreseen by the Brazilian Constitution, this research aims to substantiate and propose perspectives of occupation for the vacant land in the Structural Sectors of Curitiba, Paraná. These sectors are the ones with greatest constructive potential in the city, considered in the Master Plan as the main growth and densification axes. Such potential is far from being achieved, especially in the Northern Structural Sector, where large idle areas are evident. Out of this analysis detailing, proposals are simulated aiming at the application of the compact city paradigm and the concept of Transit-Oriented Development (TOD).pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectvazios urbanospt_BR
dc.subjectsetores estruturaispt_BR
dc.titleVazios urbanos: perspectivas para o Setor Estrutural Norte de Curitibapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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