Show simple item record

dc.contributor.authorPanet Barros, Amélia de Farias
dc.contributor.authorBezerra, Giulia Fernanda de Assis
dc.contributor.authorLacet, Demetrius
dc.date.accessioned2021-08-08T16:40:40Z
dc.date.available2021-08-08T16:40:40Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1261
dc.descriptionFaz parte do aprendizado arquitetônico, seja ele teórico ou prático, o estudo das pré-existências construídas para o desenvolvimento do olhar crítico, da sensibilidade e do repertório projetual. Esse artigo apresenta o relato e os resultados de uma experiência de ensino/aprendizagem ocorrida com dois grupos de alunos de arquitetura e urbanismo. Com finalidades educativas, a pesquisa aqui relatada teve como objetivo principal investigar e estruturar uma abordagem de ensino/aprendizagem com o uso da realidade virtual (VR) no aprendizado da arquitetura existente. Foi elaborado um procedimento com a utilização de ferramenta virtual para a experiência e, em seguida, avaliado sua eficiência. A experiência foi aplicada em dois grupos de controle, sendo um com acesso presencial à edificação objeto de estudo e, o segundo grupo, com acesso apenas virtual por meio da ferramenta criada e acessada por óculos de RV 360º. Os dois grupos receberam as mesmas informações sobre o contexto e a edificação visitada. Para mensurar o grau de construção do conhecimento nos dois grupos de alunos foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao conteúdo. Os resultados demonstraram a viabilidade e eficiência do método de abordagem virtual. A experiência mostrou que a ferramenta da RV foi eficiente para a compreensão espacial do objeto estudado. Esperamos com esses resultados experimentais delinear uma metodologia lúdica e interativa de ensino que possa contribuir com a aprendizagem de arquiteturas pregressas ou de difícil acesso, permitindo uma experiência próxima do real, aumentando assim, o repertório projetual dos alunos de arquitetura.pt_BR
dc.description.abstractIt is part of the architectural knowledge, whether it is theoretical or practical, the study of the pre-existences built for the development of the critical eye, the sensitivity and the repertoire of design. This article presents the report and the results of a teaching / learning experience with two groups of students of architecture and urbanism. For educational purposes, the research that is reported here had as main objective to investigate and structure a teaching / learning approach with the use of virtual reality(VR) in teaching architecture. A procedure was developed with the use of a virtual tool for the experiment, and then this procedure was evaluated by a comparative method. The experiment was applied in two control groups, one with face-to-face access to the object of study, and the second group, with virtual access only through the tool created and accessed by 360º RV goggles. The two groups received the same information about the context and the building visited. In order to measure the degree of knowledge construction within the two groups of students, a questionnaire with questions regarding the content was applied. The results demonstrated the viability and efficiency of the virtual approach method. The experiment showed that the RV tool was efficient for the spatial comprehension of the studied object. We hope with these experimental results to delineate a playful and interactive methodology of teaching that can contribute to better learning experiences of previous or difficult to access biuldings, allowing a near real experience, thus increasing the architectural repertoire of students.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectrealidade virtualpt_BR
dc.titleRealidade virtual no aprendizado da arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record