Show simple item record

dc.contributor.authorSangali, Giullianna
dc.contributor.authorRamos, Larissa
dc.contributor.authorOliveira, Hyria
dc.date.accessioned2021-08-08T16:28:11Z
dc.date.available2021-08-08T16:28:11Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1241
dc.descriptionEsta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializem o ciclo completo da convivência urbana. Realiza uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, tendo como recorte a Regional Grande Ibes, município de Vila Velha-ES, de modo a verificar como esses espaços estão incluindo as infâncias contemporâneas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida em quatro etapas metodológicas: Contextualização do tema; Estudo de projetos representativos; Identificação e mapeamento dos espaços livres para brincar e, por fim, análises dos espaços para brincar da Regional Grande Ibes. Após o levantamento bibliográfico e mapeamento das praças, ocorreu um estudo para a adequação dos indicadores da ferramenta Índice de Caminhabilidade (iCam), os quais foram organizados em 4 categorias, respectivamente: Proteção e Segurança; Conforto e Imagem; Acessos e Conexões; e Sociabilidade, Usos e Atividades. Os resultados obtidos auxiliam no melhor entendimento da interface entre as infâncias contemporâneas e a cidade, bem como indicam que as áreas mapeadas necessitam de um novo olhar voltado a atender as reais necessidades das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its theme the free spaces for public use, focusing on the spaces for play and its role in the development of childhood, without socio-cultural improvement and in the construction of inclusive cities, welcoming and with potential for the complete cycle of urban living. Perform a critical analysis of free spaces for social practices, having as a way to recover the Regional Grande Ibes, municipality of Vila Velha-ES, in order to verify how these spaces are including contemporary childhoods. It is an applied research, with a quantitative and qualitative approach, developed in four methodological steps: Contextualization of the theme; Study of representative projects; Identification and mapping of free spaces for play and, finally, to analyze the play spaces of the Regional Grande Ibes. After the bibliographic survey and mapping of the squares, there was a study for the adequacy of the indicators of the Walking Index tool (iCam), which were organized into 4 categories, respectively: Protection and Safety; Comfort and Image; Accessories and Connections; and Sociability, Uses and Activities. The results help to better understand the interface between contemporary cities and the city, as well as the mapped areas that are displayed with a new look aimed at meeting the real needs of children.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectespaço livrept_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.titleEspaços para brincar da Regional Grande Ibes, Vila Velha-ESpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record