dc.description.abstract | A maneira como hoje é concebida a forma de ensino nos cursos de projeto, traz consigo o estigma do modelo cartesiano de fragmentação do conhecimento. As necessidades advindas do próprio setor construtivo, aliado ao desenvolvimento de ferramentas computacionais, têm levado a constatação da necessidade de retorno a uma maior integração entre a informação, a comunicação e os projetos como um todo. Discute-se neste trabalho as possíveis modificações no processo de projeto, advindas da introdução de inúmeros atributos aos elementos de projeto, proporcionadas pelo uso das classes IFC (Industry Foundation Classes), gerando uma série de informações neste primeiro momento, que alimentarão outras etapas partícipes do processo, como detalhamento, orçamento, programação, etc. Devido a esta maneira de introduzir inúmeros atributos nos objetos, a quantidade de informações a serem dispostas no projeto, ganha significativamente em quantidade, obrigando ao projetista um conhecimento da execução do projeto. Serve então este artigo, como um instrumento para se chamar atenção das inovações existentes no setor de projeto e a necessidade da inserção destes novos elementos ainda no ensino como forma de diminuir a distância entre o ensino e a evolução tecnológica do setor. | pt_BR |