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dc.contributor.authorFrazatto, Bruno Castilho
dc.contributor.authorSartorato, Beatriz Salgueiro
dc.contributor.authorRigon, João Vitor Rossi
dc.date.accessioned2021-08-08T16:27:04Z
dc.date.available2021-08-08T16:27:04Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1239
dc.descriptionÍcaro de Castro Mello foi contratado em 1958 para projetar as instalações do Country Club Maringá, no norteparanaense recém colonizado. A prosperidade econômica advinda da cafeicultura subsidiou o anseio da sociedade local por uma imagem de modernidade e de progresso. O projeto elaborado pelo arquiteto contemplava edifícios autônomos de formas variadas, em consonância com o panorama geral da arquitetura modernista brasileira, com bases na escola carioca. Parcialmente executado, este projeto sofreu uma reelaboração, em 1962, pelo mesmo arquiteto. Nesta segunda versão, a exploração da estrutura, dos materiais e da técnica construtiva foi predominante. Nota-se aí um alinhamento com as ideias da escola paulista, latente no cenário pós-Brasília. Questionando as adaptações ocorridas entre estas duas versões de projeto, este trabalho conclui que uma imagem moderna foi registrada em ambos os projetos, ainda que tenha ocorrido uma simplificação no programa, na forma, na estrutura, nos materiais e na técnica empregados.pt_BR
dc.description.abstractÍcaro de Castro Mello was hired in 1958 to design the facilities of Maringá Country Club in the recently colonized northern region of Paraná state. The economic prosperity arising from coffee-growing backed the local society’s desire for an image of modernity and progress. The design elaborated by the architect contemplated autonomous buildings of varied forms, in consonance with the general panorama of the Brazilian modernist architecture, based on the carioca school. Partially executed, this design was reprocessed in 1962 by the same architect. In its second version, the exploration of structure, materials and constructive technique was predominant. There is an alignment with the ideas of the São Paulo school, latent in the post Brasilia scenario. Questioning the adaptations between these two project versions, this work concludes that the modern image was present in those projects, although there has been a simplification in the program, in the form, structure, materials and techniques used.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectarquitetura moderna brasileirapt_BR
dc.titleDuas modernidades: os projetos do Country Club Maringá, de Ícaro de Castro Mellopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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