dc.contributor.author | Freitas, Hermano Braga Viriato de | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:26:36Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:26:36Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1204 | |
dc.description | O presente trabalho expõe parte dos resultados obtidos pelos estudantes de primeiro período, a partir da aplicação do novo PPC, Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo implantado em 2015.2 na Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, como contribuição para ampliação da discussão sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no meio acadêmico, a partir de um olhar mais atento aos aspectos das relações sensoriais com o espaço que nos cerca. São apresentadas inicialmente as bases que fundamentam nossa experiência, e, em seguida, os direcionamentos geradores do novo curso como um todo, bem como sua estrutura curricular, blocos de conteúdos, eixos balizadores, disciplinas e carga horária. Nessa apresentação vamos nos ater à produção dos estudantes que ingressam no curso (o primeiro período), e, portanto, o material aqui apresentado reflete o desenvolvimento dos conteúdos aplicados em sete semestres consecutivos de primeiros períodos a partir da implementação do novo curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents part of the results obtained by the first period students, from the application of the new PPC, Pedagogical Project of the Course of Architecture and Urbanism implanted in 2015.2 at Santa Úrsula University, Rio de Janeiro, as contribution to broadening the discussion about teaching of architecture and urbanism in the academic environment, from a closer look at the aspects of sensorial relations with the space that surrounds us. The foundations that underlie our experience are initially presented to support the direction of the new course as a whole, as well as its curricular structure, content blocks, goalposts, disciplines and workload. In this presentation we will focus on the production of the students who enter the course (the first period). Therefore, the material presented here reflects the content development applied in seven consecutive semesters of first periods, from the implementation of the new course to the present day. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | relações | pt_BR |
dc.subject | aprendizado | pt_BR |
dc.title | Relatos para um aprendizado arquitetônico. USU: uma experiência em aberto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |