dc.contributor.author | Souza, Natalya Cristina de Lima | |
dc.contributor.author | Elali, Gleice Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:21:19Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:21:19Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1194 | |
dc.description | Na contemporaneidade a ressignificação do background estudantil é um dos desafios do início dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Este artigo apresenta a experiência do Trabalho Integrado (TI) do primeiro semestre do CAU-UFRN/Brasil, conduzido pela disciplina Espaço e Forma 01. Ele trata da elaboração, em escala real, de instalações sensoriais de caráter efêmero, entendidas como meio para integrar as habilidades criativas dos estudantes à sua percepção sensível e à releitura da realidade onde se insere. Além de contextualizar a disciplina e o exercício proposto, o texto apresenta aspectos gerais que caracterizam as seis edições da atividade. Os resultados mostram que a maioria dos recém ingressos se aproximou do primeiro exercício projetual a partir da retratação de situações do seu cotidiano ou do resgate de momentos do passado coletivo, em um processo de autoconscientização sobre o papel social do projetista. | pt_BR |
dc.description.abstract | At the present time the reframing of the student background is one of the challenges of the beginning of the Architecture and Urbanism Course (AUC). This paper presents the experience of the Integrated Project (IP) of the first semester of CAU-UFRN/Brazil, conducted by the discipline ‘Space and Shape 01’. It refers to the elaboration, in full-scale, ephemeral sensorial installations, understood as a means to integrate creative skills of students to their sensitive perception and to the (re)reading of the reality where they are inserted. In addition to contextualizing the discipline and the proposed exercise, the paper presents general aspects that characterize the six editions of the activity. The results show that most of the newly admitted approached the first design exercise by retracting situations from their daily life or by retrieving moments from the collective past, in a process of self-conscious about the social role of the designer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | percepção | pt_BR |
dc.subject | ressignificação | pt_BR |
dc.subject | instalações sensoriais | pt_BR |
dc.title | O sentido do sentir: ressignificando o repertório de estudantes recém ingressos no CAU através de instalações sensoriais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |