Show simple item record

dc.contributor.authorVaz, Murad Jorge Mussi
dc.date.accessioned2021-08-08T15:20:14Z
dc.date.available2021-08-08T15:20:14Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1192
dc.descriptionO papel social da arquitetura e do urbanismo tem sido discutido sob vários aspectos, sobretudo no que concerne à atuação profissional comprometida com o contexto socioeconômico, político e cultural brasileiro. Pode ser interpretado como uma constante atividade formativa, crítica e reflexiva. Através de um olhar ao ensino em torno de temas recorrentes em escolas de arquitetura e, na relação entre mercado e prática profissional, centramo-nos nas práticas nem sempre coincidentes entre discurso e realidade. Buscamos compreender como o processo de produção de conhecimento e formação pode representar um instrumento de dominação, tanto ao nível do pensamento, como da prática, abrindo caminho a uma nova abordagem nas instituições de ensino. Nos motiva refletir como os conteúdos de ensino, pesquisa e extensão podem romper barreiras conceituais, metodológicas, práticas e profissionais não inclusivas, vinculados à pesquisa, à extensão e ao ensino. As noções de direito à cidade e à cidadania perpassam a reflexão, assente na concepção e materialidade do espaço público. A extensão, através de oficinas, e as abordagens curriculares de ensino em análise versam sobre a relação entre sociedade, arquitetura e cidade, apoiada em vários campos de conhecimento. Ambos são experimentações que delineiam caminhos, barreiras e, sobretudo, uma reflexão em aberto sobre a abordagem e a produção social do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe social function of architecture and urbanism has been explored in many aspects. Especially concerning the professional role committed with Brazilian socioeconomic, political, and cultural context. As a notion, could be interpreted as a constant formative activity. In this paper, we propose a rather specific view about the teaching and learning process and how it has been addressed in currents subjects in architecture schools, and ultimately, the relationship between the market and professional practice. This view analyses a “no-matching” relation between speech, practice and reality. We aim to understand how the process of knowledge production has been used as a domination apparatus, in theory and in practice. Thus, we concluded that the way to discuss and break the conceptual, methodological, practices and professionals’ frontiers pass through a critical view about the academic institutions. We introduce a research experience, linked to extension actions and direct interfaces with teaching. The notions of Right to the City and Citizenship pass through radical reflections. Concepts and ideas of public space, workshops for practical experiences, as the same as the relation among society, architecture and the city has been interpreted and applied under multidisciplinary guidelines. It is an open way of thinking and teaching.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectpesquisa e extensãopt_BR
dc.subjectabordagem decolonialpt_BR
dc.subjectformação acadêmicapt_BR
dc.titleO papel social do arquiteto e urbanista. Uma abordagem crítica e aplicada a partir da formação acadêmicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record