Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Jéssica Mota de Melo
dc.contributor.authorMoreira, Fernando Diniz
dc.date.accessioned2021-08-08T15:19:42Z
dc.date.available2021-08-08T15:19:42Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1191
dc.descriptionO artigo busca contribuir para o debate sobre a relação entre a materialidade e o ensino de projeto, por meio da apresentação de duas experiências em escolas de arquitetura. Primeiramente, são abordados aspectos relacionados ao sentido ontológico dos materiais, ressaltando sua relevância no ensino e na prática da arquitetura. Na segunda parte, é apresentada a experiência de um dos autores na De Montfort University, na Inglaterra, uma escola que incentiva a concepção projetual a partir do detalhe. Posteriormente, são apresentados os resultados da observação direta de processos de concepção em disciplina de projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como da aplicação de um questionário a uma parcela significativa de alunos do curso, quando foi possível identificar uma lacuna quanto à dimensão material, justificada pelo distanciamento entre as disciplinas de tectônica e projeto. Mediante tais observações, são apresentadas considerações finais que apontam para a necessidade de fortalecer a abordagem tectônica no ensino de projeto.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the debate of the relation between materiality and design as taught at school, through the presentation of two different experiences. At first, we discuss aspects related to the ontological meaning of the materials, emphasizing its importance for the understanding of architectural education and practice. Secondly, we present the experience of one of the authors at De Montfort University, England, a school that encourages designing projects starting with details. In the fourth part, we present the results of the direct observation of Studio design processes at UFPE (Federal University of Pernambuco), and a questionnaire survey taken by a significant number of students enrolled in the course – when it was possible to identify a gap regarding the material dimension, justified by the distance between the disciplines of Tectonics and Studio. Through these observations, final considerations are presented, which point to the need of reinforcing the tectonic approach in design teaching.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectprojetopt_BR
dc.subjectmaterialidadept_BR
dc.titleO ensino de projeto sob a ótica tectônica: uma análise a partir de experiências acadêmicas na Inglaterra e no Brasilpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record