Show simple item record

dc.contributor.authorLeite, Izabel Farias Batista
dc.contributor.authorSilva, Heitor de Andrade
dc.date.accessioned2021-08-08T15:18:37Z
dc.date.available2021-08-08T15:18:37Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1189
dc.descriptionOs ateliês de projeto, em geral, no Brasil, consistem em componentes curriculares típicos das estruturas curriculares dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo o principal espaço de formação dos projetistas. Com uma carga horária acima da média, articulam teoria e prática, bem como são ambientes de desenvolvimento cognitivo, de integração de conteúdos e ampliação de repertórios metodológicos e técnicos. Por diversas razões, que podem incluir aspectos de ordem cultural, econômica e, inclusive, conceitual, nem sempre os ateliês preservam todas essas características. O objetivo principal deste artigo é compreender os ateliês de projeto de arquitetura, com ênfase em seu sentido pedagógico, tendo como estudo de caso a realidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande. A abordagem metodológica adotada é de caráter predominantemente qualitativo e os resultados alcançados permitem concluir que a instituição ainda se esforça para encaixar a prática do ateliê mediante o sistema educacional vigente.pt_BR
dc.description.abstractThe design studios, in general, in Brazil, consist of curricular components typical of the curricular structures of the undergraduate courses in Architecture and Urbanism, being the main space of training of the designers. With an above-average workload, they articulate theory and practice, as well as environments for cognitive development, content integration, and the widening of methodological and technical repertoires. For various reasons, which may include cultural, economic and even conceptual aspects, workshops do not always preserve all these characteristics. The main objective of this article is to understand the ateliers of architecture project, with emphasis on its pedagogical sense, having as case study the reality of the Architecture and Urbanism Course of the Federal University of Campina Grande. The methodological approach adopted is of predominantly qualitative character and the results achieved allow us to conclude that the institution still strives to fit the practice of the studio through the current educational system.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectensino de projetopt_BR
dc.subjectensino de arquiteturapt_BR
dc.subjectateliê de projetopt_BR
dc.titleO ateliê de projeto de arquitetura como prática pedagógica: A realidade do CAU UFCGpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record