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dc.contributor.authorHaidar, Andre Soares
dc.contributor.authorScheuer, Paulo Eduardo
dc.date.accessioned2021-08-08T15:18:05Z
dc.date.available2021-08-08T15:18:05Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1188
dc.descriptionA motivação para o presente artigo deve-se à expressiva escala da malha da estrutura cicloviária do município de Rio Branco, no Acre, no qual em 2017 existiam 178,3 quilômetros dedicados a este modal de transporte não motorizado. Este dado chama atenção pela dimensão da cidade, de 370.500 habitantes, sendo a proporção de ciclovias per capta notadamente maior quando em comparação com outras cidades de maior porte. O artigo pretende analisar as ciclovias como um ponto de partida para outro olhar, para discutir as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e da mobilidade urbana no município rio-branquense, com enfoque na relação entre o Plano Diretor de Transporte e Trânsito de Rio Branco, de 2009, e as diretrizes do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano, elaborado pelo Ministério das Cidades, em 2004. Para tanto, são primeiramente abordados os conceitos que definem mobilidade urbana e sua inserção no contexto das políticas inter-setoriais que o compreendem como peça fundamental no desenvolvimento dos centros urbanos e enfrentamento das desigualdades socioeconômicas que marcam estes territórios.pt_BR
dc.description.abstractThe motivation for this article is the expressive scale of the cycling infrastructure system developed by the Rio Branco municipality, in Acre state, where in 2017 there were 178.3 kilometers dedicated to this mode of nonmotorized transportation. This figure draws attention when we observe the size of the city, with only 370,500 inhabitants, contrasting with the proportion of cycle paths per capta being noticeably higher when compared to other larger cities. The article intends to analyze the bicycle paths as a starting point for another look, to discuss the public policies focused on urban development and urban mobility in the city of Rio Branco, focusing on the relationship between the Rio Branco Transit and Transportation Master Plan, from 2009, and the guidelines of the National Urban Development Plan, elaborated by the Ministry of Cities in 2004. Therefore, it is presented the concepts that define urban mobility and its insertion in the context of intersectoral policies that comprise it as fundamental piece in the development of urban centers and confronting the socioeconomic inequalities that mark these territoriespt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectmobilidadept_BR
dc.subjectsistemaspt_BR
dc.subjectcicloviaspt_BR
dc.titleMobilidade e Planejamento Urbano em Rio Branco (AC) - Correspondências e contrapontos entre o Plano Diretor de Transporte e Trânsito (PDTT/2009) e as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável (PNMUS/2004)pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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