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dc.contributor.authorSilva, Isabela Guilherme da
dc.contributor.authorFernandes, Danaê
dc.contributor.authorKanashiro, Milena
dc.date.accessioned2021-08-08T15:16:59Z
dc.date.available2021-08-08T15:16:59Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1186
dc.descriptionO processo de valorização do transporte motorizado individual e a precariedade dos transportes públicos têm direcionado a um planejamento rodoviarista em nossas cidades. O presente trabalho, tem como estudo de caso a cidade de Rolândia-Paraná, a qual apresenta 20% dos deslocamentos realizados por bicicleta, bem acima da média nacional de 2% para municípios acima de 60.000 habitantes. Assim, esta pesquisa tem como intuito entender esse fenômeno, primeiramente a partir da análise de sintaxe espacial – examinar se o choice (valor NACH) possibilita a predição de rotas para o deslocamento por bicicleta e cotejar as rotas do NACH com as do carregamento de dados da pesquisa de Origem-Destino. E, por fim, como objetivo principal, verificar a relação das rotas cicláveis com os locais de acidente envolvendo bicicletas, considerado uma das principais externalidades nesse tipo de deslocamento ativo. Os resultados deste estudo contribuem para a inclusão de ferramentas de análise de rotas cicláveis e subsidiará estratégias de planejamento urbano para uma cidade mais ciclável.pt_BR
dc.description.abstractThe process of valuing individual motorized transportation and the precariousness of public transport has led the urban planning for car-friedly cities. The present study has as a case study the city of Rolândia-Paraná, which presents 20% of the displacements by bicycle, well above the national average of 2% for municipalities above 60,000 inhabitants. Thus, this research intends to understand this phenomenon, firstly from the spatial syntax analysis - if the choice (NACH value) enables the prediction of routes for the bicycle displacement and to compare the NACH routes with those of the data loading Origin-Destination search. Finally, the main objective is to verify the relationship between cycle routes and bicycle accident sites, considered one of the main externalities in this type of active displacement. The results of this study contribute to the inclusion of cycle analysis tools and subsidize urban planning strategies for a more bikeable citypt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjecttransporte ativopt_BR
dc.subjectciclabilidadept_BR
dc.titleExternalidades: Desafios para a ciclabilidadept_BR
dc.typeArticlept_BR


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