dc.contributor.author | Jayme, Isabela Mendes | |
dc.contributor.author | Ferreira, Felipe Rossi | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:14:16Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:14:16Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1183 | |
dc.description | O presente artigo busca verificar a presença de conteúdos sociais e políticos nas bibliografias exigidas nas disciplinas de projeto arquitetônico, fomentando uma reflexão crítica sobre o ensino de arquitetura nas universidades públicas brasileiras. Partindo de uma contextualização sobre o espaço, suas relações com grupos sociais diversos, o ensino e a prática de arquitetos e urbanistas, procura-se entender como se buscam soluções para essas complexidades nas aulas de projeto. Como metodologia de pesquisa, foram avaliados os cursos melhores classificados no Enade 2017, investigando a inserção dessas temáticas em suas referências bibliográficas a partir de uma categorização e análise do cunho das obras e do perfil de seus autores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to verify the insertion of social and political contents in the required bibliographies for the architectural design disciplines, providing a critical reflection on the teaching of architecture in brazilian public universities. From a contextualization about space, its relations with different social groups, the teaching and practice of architects and urban planners, this approach seeks to understand how solutions are sought for these complexities in design classes. As a research methodology, the best rated courses in Enade 2017 were evaluated, through an investigation of these themes’ presence in their bibliographic references, based on the categorization and analysis of the nature of the works and the profile of their authors. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ensino público | pt_BR |
dc.subject | projeto arquitetônico | pt_BR |
dc.subject | sociopolítica | pt_BR |
dc.title | Ensino plural para uma arquitetura ética: uma análise das bibliografias das disciplinas de projeto | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |