Show simple item record

dc.contributor.authorBERRIEL MERCADANTE STINGHEN, Andréa
dc.date.accessioned2021-08-08T15:08:50Z
dc.date.available2021-08-08T15:08:50Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1173
dc.descriptionUm dos desafios no ateliê de projeto de arquitetura é fazer uma aproximação com a prática profissional. No entanto, um componente costuma ficar fora dos exercícios: a interlocução com a/o cliente, o diálogo com as pessoas que trarão as demandas e/ou os recursos materiais que, num futuro profissional, condicionarão a prática das(os) atuais estudantes. Esse trabalho constitui um breve relato de experiência sobre um exercício de projeto realizado no primeiro semestre de 2019 com estudantes de segundo ano da graduação e clientes reais, duas famílias que participaram voluntariamente em dois momentos: apresentação das necessidades e avaliação dos resultados. Nos dois eventos as(os) estudantes tiveram que escutar atentamente e organizar o que estava sendo dito, bem como se expressar e se posicionar como responsáveis pelo processo da produção arquitetônica. Completam a narrativa dados qualitativos de um questionário aberto que foi passado à turma e avaliações das(os) clientes. A pesquisa ainda está em fase inicial, e será repetida no primeiro semestre de 2020, então com uma abordagem etnográfica. Longe de encerrar ou mesmo organizar satisfatoriamente o assunto, esse breve relato espera fomentar o campo de debate sobre a alteridade, através do desenvolvimento de metodologias de escuta sensível, com possibilidades e potências dentro do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractOne of the challenges in the architectural design studio is to approach professional practice. However, one component is often left out of the exercises: dialogue with the client, dialogue with the people who will bring the demands and / or material resources that can shape the student’s upcoming professional pactice. This paper is a brief experience report on a project exercise carried out in the first semester of 2019 with second year undergraduate students and real clients, two families who participated voluntarily in two moments: presentation of needs and evaluation of results. In both events the students had to listen carefully and organize what was being said, as well as express and position themselves as responsible for the process of architectural production. The narrative completes the qualitative data from an open questionnaire report given for class and customer evaluations. It is an ongoing early-stage project that will be repeated in the first half of 2020, then with an ethnographic approach included. Far from closing or even satisfactorily organizing the subject, this brief report hopes to foster the field of debate on otherness, through the development of sensitive listening methodologies, with possibilities and powers within the teaching-learning processpt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectateliê de projetopt_BR
dc.subjectalteridadept_BR
dc.titleCara a cara com a/o cliente: experiências, aproximações e atravessamentos no ateliê de projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record