dc.contributor.author | Merlin, José Roberto | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:06:39Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:06:39Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1169 | |
dc.description | Este trabalho objetiva discutir as possibilidades educadoras inerentes aos espaços, independente de estarem sendo usados por programas de necessidades vinculados a objetivos educacionais. As mudanças trazidas pelo processo de globalização estão demandando nova organização para o sistema de ensino hoje lastreado na escola, na família e na igreja, incompatíveis com a “sociedade do conhecimento”. Entidades como a UNESCO, consideram que o espaço urbano e a cidade podem ajudar na resolução desta questão. Assim, a urbanização acelerada e a produção espacial poderiam assumir inúmeros novos papeis, como já vem assumindo para resolver as crises do capital, cuidando da qualidade do ambiente urbano. Os procedimentos metodológicos partiram de diferentes concepções de espaços, desdobradas em materialidade e linguagem, comparando-as com proposições teóricas da arquitetura, evidenciando em algumas imagens, certas características espaciais potencialmente educadoras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the educational possibilities inherent to spaces, regardless of whether they are being used by programs of needs linked to educational objectives. The changes brought about by the process of globalization are demanding a new organization for the system of education that is nowadays school, family and church incompatible with the "knowledge society". Entities like UNESCO, consider that the urban space and the city can help in the resolution of this question. Thus, accelerated urbanization and spatial production could assume many new roles, as it has already assumed to solve the crises of capital, taking care of the quality of the urban environment. The methodological procedures started from different conceptions of spaces, unfolded in materiality and language, comparing them with theoretical propositions of architecture, evidencing in some images, certain potentially educative spatial characteristics | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | qualidade espacial | pt_BR |
dc.subject | espaço urbano educador | pt_BR |
dc.title | Ambientes podem educar. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |