dc.contributor.author | Buzzar, Miguel Antônio | |
dc.contributor.author | Bergantin, Rachel | |
dc.contributor.author | Nedel, Miranda Zamberlan | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T15:03:59Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T15:03:59Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1164 | |
dc.description | O trabalho discute as atividades, experiências e metodologias do grupo de pesquisa e extensão Cartilha da Cidade, a partir da conceituação de alfabetização urbanística, pensada e voltada à população em geral, contrapondo-se à noção do conhecimento urbano como restrito a especialistas. Face à realidade do desenvolvimento do campo de conhecimento da arquitetura e do urbanismo, pensado como lócus erudito de domínio, propõe-se atividades que vinculam mutuamente pesquisa, extensão e ensino como possibilidades de formação cidadã e desenvolvimento da função social da arquitetura e do urbanismo. Busca-se desenvolver a acessibilidade a conhecimentos urbanísticos, assim como visibilizar problemáticas urbanas, derivadas de interesses e poderes territorializados na cidade, por meio de oficinas que incluem a dinâmica de jogos que convidam à participação e à construção colaborativa do conhecimento urbanístico. O desenvolvimento de metodologia de extensão fomenta o debate acerca do papel da educação na reprodução das contradições sociais e submissão à ideologia dominante, postulando justamente o oposto, uma possibilidade de formação em sentido amplo, político social, que de fato contribua à ação crítica, ativa e cidadã. Trata-se, de tornar visíveis as contradições, interesses e relações urbanas, visando que se vislumbre, possibilidades de emancipação pela formação cidadã. | pt_BR |
dc.description.abstract | The paper discusses the activities, experiences and methodologies of the research and extension group Cartilha da Cidade, from the conceptualization of urban literacy is thought and directed to the general population, opposing to the notion of urban knowledge as a restricted to specialists. Given the reality of the development of architecture and urbanism field of knowledge, thought as a scholarly locus, activities that mutually link research, extension and teaching as citizen training and development of architecture and urbanism social function possibilities are proposed. It seeks to develop accessibility to urban knowledge, as well as to make urban problems derived from territorial interests and powers in the city visible, through workshops that include the dynamics of games that invite participation and the collaborative construction of urban knowledge. The development of an extension methodology stimulates the debate about the role of education in the reproduction of social contradictions and submission to the dominant ideology, postulating precisely the opposite, a possibility of formation in a broad sense, social political, that in fact contributes to the critical action, active and citizen-like. It is a question of making the contradictions, interests and urban relations visible, in order to see possibilities of emancipation for the citizen formation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | alfabetização urbanística | pt_BR |
dc.subject | extensão | pt_BR |
dc.title | A Cartilha da Cidade: a extensão como meio de alfabetização urbanística e ressignificação do privilegiado campo do conhecimento arquitetônico e urbanístico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |